O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Ação contra o Aedes aegypti tira nove caminhões de materiais inservíveis de residências

Matéria publicada na edição de 31 de outubro de 2017

 

No último sábado, 28, foi realizada mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti em Bragança Paulista. Desta vez, equipes da Secretaria Municipal de Saúde, Divisão de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças e da Secretaria Municipal de Serviços estiveram no Jardim das Laranjeiras, Darcilândia, Santa Terezinha e Jardim Júlio de Mesquita Filho.

O objetivo do arrastão de limpeza é coletar materiais que possam servir como criadouro para o mosquito transmissor. De acordo com a Prefeitura, foram coletados nove caminhões com materiais desse tipo.

Na ocasião, agentes comunitários de saúde visitaram 1.392 residências, com o objetivo de orientar os moradores para o controle de vetores.

Simultaneamente, a Divisão de Vigilância Epidemiológica intensificou as ações de vacinação contra a febre amarela em quatro pontos fixos: na Feira de Artesanatos no Lago do Taboão, em frente ao Mercado Municipal, no Rodoterminal urbano (rodoviária velha) e no Bragança Garden Shopping. A vacinação de casa em casa se estendeu para bairros como Chácaras Fernão Dias, Bosque das Pedras e Portal São Marcelo. Na ocasião, foram aplicadas mais de 1.600 doses da vacina contra a febre amarela.

Cabe ressaltar que a dose da vacina é única e quem já foi imunizado não precisa tomar novamente. A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores (mosquitos e afins). A doença é comum em primatas, que são os principais hospedeiros do vírus. Por isso, ao encontrar algum macaco morto não mexa no animal e comunique imediatamente a Vigilância Epidemiológica pelo telefone: (11) 4034-4144.

O próximo arrastão de limpeza acontecerá no dia 11, das 7h30 às 17h, e atenderá os bairros Comendador Cardoso, Jardim Anchieta e Vila Municipal.

A Administração Municipal solicita aos moradores que coloquem os lixos na calçada, em frente às suas casas, na noite em que antecede o arrastão de limpeza, ou seja, na sexta-feira, para que sejam recolhidos pela manhã do dia da ação.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player