O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Mulherio das Letras terá participação de escritora bragantina

Matéria publicada na edição de 10 de outubro de 2017

 

Evento acontece nesta semana, em João Pessoa, na Paraíba

 

De 12 a 15 de outubro, será realizado, no Espaço Cultural José Lins do Rego, em João Pessoa, na Paraíba, o Mulherio das Letras. O evento contará com a participação da escritora bragantina e diretora da Ases (Associação de Escritores de Bragança Paulista), Henriette Effenberger.

O Mulherio das Letras é um movimento e encontro literário que foi organizado por dezenas de escritoras, artistas plásticas, designers e jornalistas, que se voluntariaram para que o evento se viabilizasse. Uma das organizadoras é a escritora Maria Valéria Rezende, vencedora dos Prêmios Jabuti em 2015, do Casa de Las Américas de 2017 e indicada também para o Jabuti deste ano.

O evento deve reunir cerca de 500 mulheres. Dentre elas, estará a bragantina Henriette Effenberger, que contou um pouco sobre como será sua participação. Ela organizou a coletânea de Contos e Crônicas, que será lançada na ocasião, por meio da qual reuniu 100 autoras, residentes em diversos estados do Brasil e no exterior e cujos contos ou crônicas obrigatoriamente precisariam ter uma mulher como protagonista.

A coletânea, em quatro volumes, foi produzida de forma artesanal, com capas de papelão coletadas nas ruas e pintadas a mão, editadas pelo Selo Mariposa Cartonera, de Recife-PE, um coletivo artístico-cultural cujo editor, Wellington Mello, também ministrará uma oficina no dia 13 de outubro, das 9h às 12h.

“O diferencial desta coletânea é que foi editada por um coletivo sócio-cultural, no formato artesanal, cujas capas são feitas, uma a uma, pintadas a mão, em papelão recolhido das ruas”, comentou Henriette.

O lançamento da coletânea ocorrerá na abertura do Mulherio das Letras, que também contará com a presença da escritora Conceição Evaristo.

Ainda no dia 12, será lançada a antologia de poesias, organizada pela escritora Vanessa Ratton e editada pela editora Costelas Felinas.

Durante os quatro dias do encontro, haverá rodas de diálogo para debate de diversos assuntos da temática Mulher na Literatura, além de exposições de HQs, vídeos, literatura infantil e juvenil, oficinas, saraus, apresentações teatrais e dezenas de lançamentos de livros escritos por mulheres.

A programação completa do evento pode ser encontrada no site: www.mulheriodasletras.com.

 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player