O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Conselho realiza I Conferência Municipal de Álcool e outras Drogas

Matéria publicada na edição de 1º de outubro de 2017

O Conselho Municipal de Álcool e outras Drogas (Comad) realizou, com o apoio da Prefeitura de Bragança Paulista, na última quarta-feira, 27, e quinta-feira, 28, a I Conferência Municipal de Álcool e outras Drogas. Realizada no Núcleo de Apoio ao Professor e Aluno (Napa), a iniciativa consistiu em um fórum de deliberação da Política de Álcool e Drogas do município e contou com a presença de centenas de pessoas, profissionais e comunidade envolvida no trabalho.

Um dos participantes da conferência, no primeiro dia, foi o promotor de Justiça do estado de São Paulo, Mário Sérgio Sobrinho, que discorreu sobre Justiça Terapêutica, um projeto idealizado por ele e outros colegas de profissão. A proposta objetiva oferecer aos autores de infração penal e acusados envolvidos com crime de porte de entorpecente para uso próprio, embriaguez ao volante e outros delitos nos quais há evidência do abuso de álcool e outras drogas a possibilidade de participarem de reuniões semanais, fazendo com que reflitam sobre os problemas que o consumo de drogas e álcool pode gerar.

O promotor da Infância e Juventude, Ricardo Braimer Zampieri, também participou. Ele falou sobre o mapeamento dos adolescentes envolvidos com o tráfico de drogas na cidade de Bragança Paulista e a importância de catalogar os adolescentes apreendidos, no que atuavam e os bairros a fim de implantar políticas públicas nos locais onde há incidência da prática de ato infracional de tráfico de drogas.

A abertura da conferência também contou com a presença do prefeito em exercício, Amauri Sodré, da presidente do Comad, Cássia Gonçalves Primo, do vice-presidente do Comad, Gílson de Almeida Cardoso, da secretária de Saúde, Marina de Fátima de Oliveira, da secretária de Ação e Desenvolvimento Social, Margarete da Silva Gonçalves Alvarenga, da secretária de Educação em exercício, Kátia Müller Daidone, do dirigente regional de ensino, Adílson Condesso, do vereador Marco Antônio Marcolino, da promotora do Ministério Público, Ana Maria Buoso, do chefe da Divisão de Lazer da Prefeitura, Rivelino de Oliveira, e da comissão do Papo Sério de Jovens.

Na quinta-feira, 28, a conferência teve continuidade com a elaboração de propostas para a prevenção, redução de danos e abstinência, além de treinamento. A professora doutora Maria de Fátima Rato Padin, psicóloga e pesquisadora da Unifesp, foi uma das participantes do segundo dia e falou sobre “A prevenção ao uso de álcool e outras drogas por crianças e adolescentes”.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player