O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Desfile cívico abre o feriado da Independência do Brasil em Bragança Paulista

Matéria publicada na edição de 10 de setembro de 2017

 

Na manhã de quinta-feira, 7, foi realizado, na Passarela Chico Zamper, em Bragança Paulista, o desfile cívico em alusão ao Dia da Independência do Brasil, ocorrido há 195 anos.

O desfile abriu o feriado na cidade, pois começou por volta das 8h, reunindo milhares de pessoas, tanto nas arquibancadas quanto nas calçadas da avenida. Algumas se esconderam do sol forte com guarda-chuvas.

O primeiro ato da cerimônia foi o hasteamento das bandeiras do município, estado de São Paulo e do país, que foi feito, respectivamente, pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Beth Chedid, pelo major PM Novaes, e pelo prefeito Jesus Chedid, ao som do Hino Nacional, executado pela Orquestra de Metais Lyra Bragança. Nesse momento, também foi acesa a pira com o fogo da pátria.

Em seguida, as autoridades presentes se dirigiram ao palanque instalado na passarela e de lá acompanharam o desfile, que seguiu até por volta das 11h.

Crianças das escolas municipais que participam do Projeto Música na Escola foram as primeiras a desfilar, exibindo suas habilidades com os instrumentos e também com coreografias ensaiadas.

O Grupo da Idade Dourada, os profissionais que atuam no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo e na Abordagem Social/Casa da Passagem, serviços ligados à Secretaria Municipal de Ação e Desenvolvimento Social, vieram em seguida. O Grupo Reviver, do Clube Regatas Bandeirantes, também desfilou.

Sob a regência do maestro Roberto Marinho, a passarela foi ocupada por jovens tocando violino, os quais representaram a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. Integrantes do Projeto Guri e representantes do Polo da Universidade Aberta (UAB) também marcaram presença.

A Fanfarra da Escola Estadual Luiz Roberto Pinheiro Alegretti parou em frente ao palanque das autoridades e executou algumas canções, motivando aplausos na plateia.

Representando a Secretaria Municipal da Juventude, Esporte e Lazer (Semjel), desfilaram participantes de várias modalidades esportivas, como natação, futebol americano, muay thai e capoeira.

Membros do Projeto “Rir para Sarar”, que procuram levar alegria para pacientes hospitalizados, também participaram do desfile.

Durante a passagem dos integrantes dos projetos da Polícia Militar, Jovens Construindo a Cidadania (JCC) e Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), uma homenagem foi prestada ao sargento PM Carlos Roberto, conhecido como Carlão e que foi morto em julho deste ano enquanto trabalhava.

Os grupos de escoteiros da cidade, Gebrapa e Jaguary, bem como os Desbravadores, ligados à Igreja Adventista, levaram dezenas de pessoas ao desfile.

Uma faixa em homenagem ao professor Salim Andraus Júnior, dirigente de ensino falecido neste ano, também foi exibida durante a passagem do Papo Sério de Jovens pela Passarela Chico Zamper.

O Grupo de Afoxé Nação Nagô Mirerê desfilou logo após, seguido pela Orquestra de Metais Lyra Bragança, que deu um show na avenida, parando em frente ao palco e executando várias músicas, incluindo um trecho da canção Grito de Guerra: “Eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor”.

Integrantes de algumas escolas de samba e representantes da Liesb (Liga Independente das Escolas de Samba de Bragança Paulista) antecederam o desfile de integrantes do CPEM (Centro Preparatório para Escolas Militares) e Tiro de Guerra.

O desfile motorizado teve a presença de viaturas da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Ambiental, Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, Guarda Civil Municipal com viaturas operacionais, motos, canil e cavalaria, Clube do Fusca, Jipeiros, Embralixo, Nossa Senhora de Fátima, Moto Clube Asas ao Vento e a frota municipal das Secretarias Municipais de Saúde, Trânsito e Mobilidade Urbana, Serviços e Agronegócios.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player