O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Projetos que receberam Prêmio Entrando em Cena no Mundo começam a ser apresentados em setembro

O Instituto Entrando em Cena encerrou o mês de agosto entregando o Prêmio Entrando em Cena no Mundo aos grupos Khamai, Nio Far, Núcleo Bagaceiros, The Fools e Trupe Du-arte pelos projetos para montagem e circulação de espetáculos apresentados durante a Feira de Ideias, do projeto Entrando em Cena no Mundo.

Todos fazem parte do Segundo Ato, programa de fomento artístico a grupos de pesquisa protagonizados por jovens iniciados nas artes cênicas em projetos de formação do Entrando em Cena. Os cinco receberam o prêmio oferecido pelo Instituto e poderão tirar os projetos do papel.

O resultado do Prêmio Entrando em Cena no Mundo, mediante avaliação feita por jurados convidados foi a seguinte:

1º lugar - Trupe Du-arte com o projeto “Cotidiano”, espetáculo que utiliza o circo e a dança para representar agressões sofridas pelo gênero feminino, com a intenção de provocar reflexões sobre como a cultura machista naturaliza as diversas formas de violência no cotidiano das mulheres.

2º lugar - The Fools com o projeto “Devaneios - A Busca”, espetáculo em que dois seres buscam algo sem saber o que, onde, quando ou como e, ao final, descobrem que a busca era por si, por uma parte dentro de si que até então estava escondida, perdida e que se personifica em cena.

3º e 4º lugares (empatados) - Nio Far com o projeto “Casa da Vida”, espetáculo que pretende proporcionar uma viagem itinerante dentro de uma casa, com a intenção de que o público vivencie, de maneira sensorial, a experiência dos 5 elementos (fogo, terra, água, ar e éter) e das 5 fases da vida; 

- Núcleo Bagaceiros, com o projeto “Verde Bandeira, Amarelo Brasil”, espetáculo que fala sobre a história do Brasil, abordando fatos políticos e sociais, desenvolvendo e explorando diversas linguagens artísticas, a fim de encontrar no passado os motivos das condições atuais da política no Brasil.

 5º lugar - Khamai com o projeto “Niflheim”, espetáculo que conta a história de um homem que vai resgatar sua esposa no inferno. “Niflheim”, vem da mitologia que existia antes do universo conhecido ser criado. Localizava-se entre as raízes de Yggdrasil e era envolta em escuridão, o “Reino das Névoas”.

O primeiro grupo a realizar apresentações a partir do prêmio será o The Fools, que levará o espetáculo “Devaneios - A Busca” para as cidades de Pinhalzinho e Tuiuti nos meses de setembro e outubro. Em novembro, o duo se apresentará em Bragança, durante a mostra de final de ano do Instituto Entrando em Cena.

A Trupe Du-arte também está com apresentações do espetáculo “Cotidiano” pré-agendadas para o final do mês de outubro. Uma delas acontecerá no Centro Cultural Geraldo Pereira e mais duas serão realizadas dentro de universidades da região, seguidas de roda de conversa.

Já os grupos Nio Far e Núcleo Bagaceiros farão a estreia dos espetáculos “A Casa da Vida” e “Amarelo Bandeira, Verde Brasil”, respectivamente durante a mostra de final de ano do Entrando em Cena. O grupo Khamai ainda não tem apresentações previstas.

 

Acompanhe o Instituto Entrando em Cena nas redes sociais:

https://www.facebook.com/institutoentrandoemcena/

https://www.instagram.com/entrando.emcena

 

 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player