O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Alunos do IFSP estão na segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física

Matéria publicada na edição de 8 de agosto de 2017

 

Nove estudantes do campus de Bragança Paulista do IFSP (Instituto Federal de São Paulo) foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), um programa da Sociedade Brasileira de Física, que tem como objetivos despertar e estimular o interesse pela Física; proporcionar desafios aos estudantes; aproximar a universidade do Ensino Médio; identificar os estudantes talentosos em Física, preparando-os para as olimpíadas internacionais e estimulando-os a seguir carreiras científico-tecnológicas.

Conforme explicou a professora Karina Maretti Strangueto, neste ano, a primeira fase da olimpíada foi realizada no dia 11 de maio. Do campus de Bragança, 33 alunos se interessaram em participar e nove deles estão classificados para a segunda fase, que ocorrerá no dia 19 de agosto. Os classificados são: Beatriz Dantas de Souza e Carlos Alberto de Oliveira Filho, do 1º ano Informática; Cleilton de Lima Peixoto, Daniel Sávio Pereira da Silva, Kauan Henrique Vieira, Matheus Claro da Silva e Víctor Gomes da Cruz, do 1º ano de Mecânica; Deivid Aparecido Henrique, do 2º ano Informática e João Alexandre Elena, do 2º ano Eletroeletrônica.

Vale registrar que, apenas no estado de São Paulo, 590 escolas se cadastraram, entre instituições públicas e privadas. Na cidade, além do IF, também participaram da OBF alunos das Escolas Estaduais Professora Maria José Moraes Salles e Professor Paulo Silva, além do Colégio Cidade de Bragança Paulista, onde será realizada a prova da segunda fase.

Os alunos que se inscreveram para a olimpíada fizeram provas conforme o ano escolar de cada um.

De acordo com a professora Karina, a segunda fase é realizada em sedes regionais, e a terceira geralmente é realizada nas Universidades Estaduais.

Os alunos que se destacarem na terceira fase serão convidados a participar da seletiva da OIF (Olimpíada Brasileira de Física Internacional) e a equipe formada geralmente participa da Olimpíada Iberoamericana de Física (OIBF), voltada a menores de 18 anos, e da Olimpíada Internacional de Física (IPHO), que seleciona cinco alunos de cada país e é direcionada a menores de 20 anos. Na IPHO, o Brasil teve grande destaque no ano passado, conquistando a medalha de ouro.

Além da OBF, alunos do IF de Bragança Paulista participarão, no dia 24 de agosto, da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP).

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player