O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Certificação para o Ensino Fundamental e Médio começa a receber inscrições

Matéria publicada na edição de 8 de agosto de 2017

 

Jovens e adultos interessados em conquistar os certificados de conclusão do Ensino Fundamental e Médio já podem se inscrever no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O cadastro começou nessa segunda-feira, 7, e segue aberto até o dia 18 de agosto.

Para fazer o cadastro, os interessados devem acessar: http://enccejanacional.inep.gov.br/encceja/#!/primeiroAcesso.

A prova é gratuita e será aplicada no dia 22 de outubro. A partir deste ano, o Encceja substitui o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para validação do diploma do Ensino Médio.

Para participar, é necessário ter idade mínima de 15 anos – na data de realização das provas – para garantir a certificação do nível Fundamental, e de 18 anos para a conclusão do Ensino Médio.

Pessoas privadas de liberdade (PPL) ou jovens sob medidas socioeducativas das Unidades Prisionais ou Socioeducativas também podem fazer o exame. Nesse caso, as inscrições vão de 21 de agosto a 1º de setembro e as provas ocorrem nos dias 24 e 25 de outubro.

Os candidatos serão submetidos a provas com questões de múltipla escolha (30 por disciplina) e uma redação. As áreas de conhecimento do Fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física / Matemática / História e Geografia / Ciências Naturais. No Médio: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias / Matemática e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias / Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Aplicado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o exame oferece oportunidade gratuita de finalização dos estudos. A prova também testa as habilidades, competências e saberes obtidos ao longo do processo de escolarização ou em processos formativos.

Para mais informações, acesse o site mencionado.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player