O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Portadora de lúpus fala sobre as dificuldades que a doença acarreta

Matéria publicada na edição de 11 de maio de 2017

 

Na Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus, Celi Aparecida Guilherme dos Santos, que é portadora da doença, participou da Tribuna Livre na Câmara Municipal, nessa terça-feira, 9, a fim de falar sobre as dificuldades que a doença acarreta.

De acordo com Celi, o lúpus eritematoso sistêmico é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. O lúpus cutâneo se manifesta com manchas avermelhadas na pele, especialmente no rosto, orelhas, colo e nos braços. Já o lúpus sistêmico acomete um ou mais órgãos internos do corpo.

A manifestante contou que a doença afeta muito o psicológico dos pacientes e afirmou que “vive pela fé”. Celi destacou também que hoje há mais portadores de lúpus do que de HIV no Brasil. Por outro lado, os pacientes que têm lúpus não contam com atendimentos que os de HIV já conquistaram há certo tempo.

Um dos problemas, conforme contou a portadora da enfermidade, é que eles não têm prioridade no atendimento nos hospitais. Apesar de o lúpus não ser contagioso, os pacientes têm baixa imunidade e podem pegar doenças dos outros pacientes enquanto aguardam o atendimento. “Olhando por fora não parece, mas a gente é deficiente”, afirmou, acrescentando que há mais de mil portadores de lúpus no município.

Celi pediu a conscientização da sociedade para que os pacientes possam viver com um pouco de dignidade.

O vereador Antônio Bugalu, que ao lado da vereadora Fabiana Alessandri apresentou a manifestante e foi responsável pela lei que criou a Semana Municipal de Conscientização sobre o Lúpus, disse que se trata de uma doença que judia muito da pessoa. Ele também convidou todos a participar de palestra sobre o tema, que ocorreu na noite dessa quarta-feira, 10, na Câmara.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player