O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Programação do Maio Cultural tem início e prossegue com várias atividades

Matéria publicada na edição de 9 de maio de 2017

Na última sexta-feira, 5, teve início em Bragança Paulista a programação do Maio Cultural. A estreia do evento contou com a apresentação da Orquestra de Metais Lyra Bragança, na Casa de Cultura.

Bom público acompanhou a apresentação. A Orquestra de Metais Lyra Bragança segue os padrões das bandas marciais e é o resultado de um Projeto Musical que surgiu em 2009 na ABRAA (Associação Bragantina Amigos das Artes), idealizado pelos músicos profissionais Káthia e Marcus Bonna e Luís Custódio (Babalu).

Além dessa apresentação, o fim de semana também contou com a atração internacional do cantor, compositor e arranjador americano J. J. Jackson, na Praça Raul Leme. Nascido em Arkansas, em uma região conhecida como “Cinturão do Blues”, o artista apresentou o melhor do Soul e R&B.

No domingo de manhã, quem foi ao Mercado Municipal curtiu alguns clássicos da MPB, com a apresentação do projeto MPB Pop e Convidados. No domingo à noite teve, ainda, a exibição do filme O Homem de Ferro 3, na Praça Raul Leme, no Centro.

Confira as atrações do Maio Cultural para os próximos dias.

DIA 12 DE MAIO - SEXTA- FEIRA

Circuito Sesc de Artes, das 16h às 21h, na Arena do Lago do Taboão.

*Artes Visuais – Manivela: Laboratório Interativo de Traquitanas, Engenhocas e Outros Inventos. Glauco Paiva (SP). Nesta exploração interativa, artista e público montam juntos esculturas tecnológicas com engrenagens e motores. Dois animatrônicos feitos pelo artista interagem com o público, produzindo movimentos e sons a partir de sensores.

*Cinema – Curta(s) Chaplin. Exibição de curtas-metragens dirigidos e protagonizados pelo cineasta e ator inglês Charles Chaplin, criador do personagem Carlitos.

*Literatura – Palavra + Imagem. Instituto Clio (SP). Acervo de livros ilustrados será oferecido por dupla de mediadores de leituras individuais e compartilhadas.

*Literatura – Poetas Ambulantes (SP). Munidos de megafo-nes e declamando poesias, os poetas seguem declamando letras de músicas, poemas autorais e de autores consagrados, como Mario Quintana, Alice Ruiz, Sérgio Vaz, Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Raul Seixas, entre outros.

*Circo – O Ritual das Esferas. Jorge Ribeiro e Zuza (SP). Em uma performance que remete a uma experiência mística, o didgeridoo, instrumento de sopro originário dos aborígenes australianos, acompanha a coreografia de esferas de acrílico nas mãos do malabarista. A complexidade dos movimentos e do ritmo aumenta progressivamente, hipnotizando o público.

*Dança – Desvio. Muovere Cia. de Dança Contemporânea (RS). Em um jogo animado pela improvisação, bailarinos invadem a faixa de retenção de um semáforo assim que a luz amarela muda para o vermelho e, respondendo a tarefas propostas por um colega, desenvolvem passos de dança neste espaço urbano de passagem.

*Música – Caju e Castanha (PE). A embolada, gênero nordestino em que uma dupla improvisa versos satíricos ao ritmo do pandeiro, é a especialidade de Caju e Castanha. Eclética, a dupla per-nambucana inova ao unir a autêntica cultura popular nordestina a outras vertentes da música, como rock, brega e música eletrônica.

* Teatro – QFC – Batalhas Improvisadas. Cia. do Quintal (SP). Um misto de luta livre, telecatch, UFC e muita improvisação. Trata-se do novo formato de campeonato dos criadores de Jogando no Quintal. Os palhaços sobem ao ringue para se enfrentar em batalhas de improvisação. A banda compõe a trilha na hora e os palhaços capricham no figurino.

DIA 13 DE MAIO – SÁBADO

Show com Tony Gordon, às 20h, na Praça Raul Leme, no Centro.

DIA 14 DE MAIO – DOMINGO

Apresentação da Orquestra Violeiros do Rio Jaguari, às 10h, no Mercado Municipal.

Apresentação de Catira – Grupo “Catira Botas de Ouro” / PROAC, às 12h30, na Praça Raul Leme, no Centro.

Sessão de Cinema ao ar Livre – Tim Maia, às 19h30, na Praça Raul Leme, no Centro.

OFICINAS E WORKSHOPS

 “Workshop de Ritmos Brasileiros e Atividade Dinâmica de Dança de Salão”. Workshop nos dias 6, 13 e 20, às 16h, e dia 26, às 19h. Atividade Dinâmica nos dias 11 e 27, às 19h, e nos dias 18 e 25, às 19h30, no Centro Cultural Geraldo Pereira. Professor Antônio Carlos Sammartino.

“Oficina de Dança – Ritmos Variados”.

Dias 9, 16, 23 e 30, às 9h – Igreja Nossa Senhora da Esperança.

Dias 9, 16, 23 e 30, às 18h – Centro Cultural Geraldo Pereira.

Dias 11, 18, e 25, às 9h – Ciles São Lourenço/Espaço do Adolescente.

Dias 11, 18 e 25, às 18h – Quadra da Igreja Santa Terezinha.

Dias 12, 19 e 26, às 8h30 – Vila São Vicente de Paulo.

Dias 12, 19 e 26, às 18h – Jardim Iguatemi/Quadra do Resi-dencial Vino Barolo. Professor Richard Braga.

“Workshop de Pré Produção Musical”.

Dia 11, às 20h – Centro Cultural Geraldo Pereira. Professor Fabiano Pires.

“Oficina de Escultura em Isopor”.

Dias 13 e 20, às 17h – Centro Cultural Geraldo Pereira. Professor Fernando Augusto Mucedola Mello.

“Oficina de Poesia em Trova”.

Dia 27, das 13h às 17h – Ases (Associação dos Escritores de Bragança Paulista). Professora Lólla Prata.

Para mais informações sobre a programação, consulte a página da Secretaria de Cultura e Turismo no Facebook: https://facebook.com/culturaeturismobp.

 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player