O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Eu vou parar de escrever

Por Ana Raquel Fernandes

Enquanto eu escrevo, em partes, orgulhosa desse meu feito medíocre, em partes, sentindo pesar a inutilidade desse ato, há pessoas sendo mortas.

Enquanto eu escrevo e, por vezes, me comovo com minhas próprias palavras, num exercício de egoísmo horrendo, há gente inalando gases mortíferos.

Enquanto eu escrevo, no conforto e na reclusão do meu banheiro, sim, eu às vezes escrevo no banheiro, há homens impiedosos lá fora matando crianças.

Enquanto eu escrevo, vez por outra passo os olhos pelo facebook, e para minha surpresa, me deparo com um fenômeno tão atual quanto nojento: o da compaixão seletiva. E meus olhos cansados de tanto horror se veem obrigados a ler apelos do tipo: Oremos pelos cristãos da Síria.

E enquanto escrevo, eu me pergunto: Por que deveríamos orar apenas pelos cristãos sírios?

Enquanto eu escrevo, fico imaginando o que o Nazareno acharia dessa colocação.

Enquanto eu escrevo, há vozes pela casa, meus familiares estão despertando, e eu me pergunto: quando é que despertaremos nós para aquilo que nos tornamos?

Enquanto eu escrevo, escuto o bem-te-vi lá fora, feliz e animado por haver mais um dia em que cantar e bailar pelos céus.

Enquanto eu escrevo, vou me sentindo cada vez mais inútil, e também me lembro daquela canção em que o cara, a despeito de tudo o que acontece no mundo, permanece dando milho aos pombos.

O que é a escrita, afinal, num mundo destruído? O que são minhas palavras se não quireras que o uso para alimentar minha própria alma, a fim de não deixá-la sucumbir à ausência de poesia desse mundo tomado pelo terror?

Enquanto eu escrevo, sou tomada por sentimentos contraditórios: de vida e morte. É como se minhas palavras me dessem vida, mas ao mesmo tempo não fossem suficientemente boas para poupar uma vida sequer.

Será que é hora de parar de escrever?

Ana Raquel Fernandes é professora de Língua Portuguesa, subversiva. Crítica e sugestões para ana1lugar@yahoo.com.br

 

 

 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player