O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Janeth Arcain vem a Bragança entregar os kits esportivos do projeto na cidade

Matéria publicada na edição de 2 de abril de 2017

 

Na tarde da última terça-feira, 28, a atleta Janeth Arcain esteve no Ginásio Municipal de Esportes Agostinho Ercollini, no Jardim Recreio, comemorando os 15 anos do Instituto Janeth Arcain (IJA) e os três do projeto em Bragança Paulista. Na ocasião, a atleta realizou a entrega dos kits de materiais esportivos aos alunos inscritos no programa.

Estiveram presentes, os secretários municipais Carlos Alberto de Souza, de Juventude, Esporte e Lazer, e Dorival Bertin, de Segurança e Defesa Civil, representando o prefeito Jesus Chedid, além dos chefes de divisão Rivelino de Oliveira e Osvaldo Rodrigues Alves (Tyson).

Janeth foi a primeira jogadora brasileira de basquetebol a atuar em solo americano, sendo oito temporadas da WNBA, consagrando-se tetracampeã consecutiva, a única a realizar tal feito. Colecionadora de títulos, medalhista olímpica, maior pontuadora da história dos jogos olímpicos e integrante do hall da fama do basquete. Em 2002, fundou a instituição que leva seu nome, o Instituto Janeth Arcain, que investe em programas de inclusão social por meio do esporte, como o polo instalado em Bragança.

O Instituto Janeth Arcain é voltado para crianças e jovens de 7 a 17 anos, estando inserido no contexto do esporte educacional e tem como objetivo democratizar o acesso ao esporte de qualidade, promovendo o basquetebol como fator de desenvolvimento humano, além de utilizá-lo como ferramenta transformadora da sociedade e exercício da cidadania.

Janeth explica que o IJA desenvolveu sua própria metodologia, a qual está dividida em Ensino do Esporte e Ensino pelo Esporte. O Ensino do Esporte está relacionado ao aprendizado do basquetebol por meio de aulas teórico-práticas e fundamentos, sendo desenvolvido em: Basquete Kids (7 a 9 anos), Minibasquete (10 a 12 anos), Basquete 1 (13 a 14 anos) e Basquete 2 (15 a 17 anos). O Ensino pelo Esporte atua diretamente nos bons valores visando ao desenvolvimento humano, envolvendo o Projeto Educando, Projeto Planeta Amigo, Projeto NutriBem e Projeto Sorrir.

“Agradeço a presença dos representantes da Administração e acredito que daremos sequência contando com o imprescindível apoio, como ocorre em outras cidades. Temos uma equipe técnica e especializada em Bragança e com certeza em breve revelaremos novos talentos bragantinos no basquetebol.” concluiu a atleta.

O secretário Carlos afirmou que a Administração não medirá esforços para oferecer condições de práticas esportivas à comunidade. “Infelizmente encontramos os prédios públicos, esportivos e de lazer deteriorados, mas providências já estão sendo tomadas para colocar todos eles em condições para a prática esportiva com segurança e comodidade, investindo em diferentes segmentos esportivos e oferecendo opções à população. Parabenizamos a Janeth pela iniciativa e daremos todo respaldo para que continue acreditando no nosso potencial”, finalizou.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player