O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Bragança Paulista sobe mais uma posição no Programa Município VerdeAzul

Matéria publicada na edição de 11 de dezembro de 2016

 

Na última quinta-feira, 8, foi feriado em Bragança Paulista, mas, em São Paulo, não e, na oportunidade, foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente do estado a solenidade de anúncio e entrega da premiação às cidades mais bem colocadas no Programa Município VerdeAzul. Bragança Paulista subiu mais uma posição no Ranking Ambiental Paulista, conquistando agora o quinto lugar, dentre os mais de 600 municípios do estado.

Por seu desempenho na área ambiental, Bragança também recebeu o Prêmio Franco Montoro, dedicado aos municípios com melhor colocação no ranking em sua bacia hidrográfica, no caso, a Bacia PCJ, que abrange 71 municípios em São Paulo.

O histórico do município bragantino é de ascensão, pois saiu da 355ª posição, em 2012, quando conquistou apenas 16 pontos, para a 248ª colocação, em 2013, com 54 pontos, passou para a 49ª colocação, em 2014, com 88 pontos, até chegar à sexta colocação, em 2015, com 95,19 pontos, e, agora, ao quinto lugar, com 96,81 pontos. O resultado positivo é fruto do empenho e trabalho contínuo na área ambiental que o secretário municipal Francisco Chen de Araújo Braga desenvolve desde o início da atual Administração.

“Estou muito honrado, saímos das últimas posições para as primeiras e digo, subir posições é difícil, mas se manter no topo é ainda mais. Essa premiação vem ratificar a excelência do trabalho que desenvolvemos e o compromisso que temos com Bragança Paulista na área ambiental”, declarou Chen ao Jornal Em Dia, nesse sábado, 10.

O objetivo do Programa Município VerdeAzul, lançado em 2007, é ganhar eficiência na gestão ambiental por meio da descentralização e valorização da base da sociedade, estimulando e capacitando as prefeituras a implementarem e desenvolverem uma agenda ambiental estratégica. Ao final de cada ano, é avaliada a eficácia dos municípios na condução das ações propostas na agenda. A partir dessa avaliação, é disponibilizado o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA).

Os municípios receberam uma nota ambiental, variando de 0 a 100, que avalia o desempenho em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.

“O programa tem diretivas e cada diretiva tem as várias ações que o municípios podem realizar. A coordenadoria do programa avalia os relatórios que enviamos e então pontua as ações. Nós conseguimos 96,81 pontos neste ano, ou seja, fizemos quase tudo que é possível”, destacou Chen.

O secretário ainda apontou que o programa serve como vitrine para que outras cidades conheçam modelos de ações que deram certo e possam também imprementá-las. “Bragança hoje é referência na área ambiental, pois temos reconhecimento do governo estadual e do governo federal”, disse.

O certificado do Programa Município VerdeAzul, que reconhece a boa gestão ambiental, garante à Administração a prioridade na captação de recursos com o governo do estado, por meio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop). De acordo com Chen, os municípios que não têm essa certificação nem podem pleitear as verbas estaduais e a liberação delas deve obedecer ao ranking do programa.

Prestes a entregar o cargo, Francisco Chen disse que considera ter cumprido os objetivos que tinha quando assumiu a Secretaria do Meio Ambiente, em 2013.

“É um sentimento enorme de realização e também de agradecimento. É a certeza de que concluímos tudo o que propomos e que deixamos Bragança Paulista melhor do que quando entramos. Estou muito feliz e agradecido, a todos que trabalharam, direta ou indiretamente, e contribuíram para todo esse processo meu ‘Muito Obrigado’ mesmo. Ver o quanto evoluímos! Só fomos tão longe porque contamos com a cooperação de muitas pessoas e segmentos, muitos acreditaram e embarcaram nessa juntos”, declarou o secretário de Meio Ambiente de Bragança Paulista, Francisco Chen.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player