O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

O rally e a vida

Por Ana Raquel Fernandes

 

Há pouco tempo, influenciada por meu irmão, descobri um novo gosto: o rally. De regularidade, é claro.

E quantas semelhanças eu tenho encontrado entre o rally e a vida. Como navegadora, reconheço a necessidade do direcionamento correto, da concentração e da firmeza na tomada de decisões.          Na vida e no rally, tudo isso é exigido.

É questão de segundos, metros, e fazemos a escolha errada. E a vida e o rally não perdoam. O tempo na vida consome nossa alma, tal qual a aspereza do chão consome o pneu no rally.

É preciso regularidade no rally, mas e na vida?

Na vida, ser regular não é assim tão bom quanto aparenta ser. Erros nos levam a grandes aprendizados e belas paisagens, que jamais contemplaríamos não fosse o bendito desvio ocasionado pelo erro.

Na vida e no rally, os erros nunca são inúteis, em ambos, nos ensinam.

Obstáculos são impulsos, dificuldades são incentivos e o que vale mesmo é completar a prova. Pouco importa se o cabelo está endurecido pela poeira, ou se a roupa está suja e a terra nela impregnada dificilmente sairá, mesmo se recorramos ao programa “pesado” da máquina de lavar...

Pouco importa não estar bonitinho ou bem-arrumado na premiação. Pouco importa ser premiado também.

Na vida e no rally, isso é mero detalhe. É só casca.

É preciso hombridade, na vida e no rally, para que nosso percurso se cumpra de forma honesta, sem prejudicar os demais competidores e companheiros de estrada.

A vida é uma estrada de terra esburacada, numa eterna prova de rally. E, ao contrário do convencional, no rally da vida troco de posição: sou piloto e meu navegador é o próprio Senhor da Estrada. Ele é quem me conduz e ama, apesar dos desvios de rota da minha teimosia.

Somos pó e ao pó sempre retornaremos senão nos rallys da vida, ao menos depois da corrida final.

 

Ana Raquel Fernandes é professora de Língua Portuguesa, subversiva. Críticas e sugestões: ana1lugar@yahoo.com.br

 

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player