O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rota das Artes: ocupar é aprender com os outros

A Rota das Artes fortalece suas intenções de ativação cultural de espaços da zona rural bragantina à medida que amplia suas parcerias e promove novas oportunidades de convivência e interação nestes locais.

No mês de julho, a Rota das Artes estreitou seus laços no Bairro da Serrinha promovendo o intercâmbio dos jovens que cursam as oficinas regulares de música, teatro e artes visuais ao Festival Arte Serrinha.

Os jovens participaram do programa educativo de visitação da Fazenda Serrinha, onde puderam conhecer o parque de instalações de obras de arte do local, os projetos ambientais de restauro de mata nativa e participar de uma vivência com os povos indígenas do Xingu, dentro da Oca, espaço especialmente projetado pelo festival para abrigar diferentes manifestações artísticas e culturais.

Os jovens retornam às atividades esta semana nutridos esteticamente pela experiência dos encontros com diferentes obras, sensibilizados pelos novos vínculos afetivos e sociais construídos e com repertório cultural diversificado para darem continuidade às suas próprias pesquisas artísticas.

Dentro deste mesmo pensamento de integração, a Fazenda Serrinha trouxe para o Casarão 2 Irmãos, uma residência artística de permacultura, onde o grupo de participantes produziu um lindo trabalho de mapeamento e redescoberta sensível da natureza que circunda o casarão colonial. Os diferentes olhares para o espaço ampliaram a percepção de todos os envolvidos sobre as possibilidades de transformação e interação com o entorno-vivo.

As ideias criam asas pelo espaço e instigam a imaginação e criatividade daqueles que por ali estão... O verde que ali habita passa ser incorporado ao trabalho da artista Zezé Daidone, de Mosaico. Um lindo tronco de árvore vem constituir uma das paredes da igrejinha, servindo de base para o plantio de flores multicoloridas e confeccionadas aos cortes e conversas.

O resultado deste intensivo convívio artístico pode ser presenciado ao visitar o Casarão 2 Irmãos, que continua em atividade com oficinas de artes visuais e mosaico.  Para participar das oficinas da Rota das Artes você pode acessar a página www.rotadasartes.bragancapaulista/facebook.com. Em breve abriremos as inscrições para oficina de cerâmica com a artista Marta Vaz.

A Rota das Artes sente-se realizada por construir-se no fazer cotidiano de pessoas engajadas na curiosidade de aprender e trocar. Que privilégio é construir novos significados para os espaços que ocupamos e, ao mesmo tempo, resignificarmos a nós mesmos a partir da convivência com os outros.

O Casarão 2 Irmãos está em processo de ativação por meio do projeto Rota das Artes, com patrocínio da Busca Vida e da Todo Vino, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura. O Festival Arte Serrinha tem patrocínio das empresas Energisa, Sabesp, Bauducco, Centro de Alimentos e Grupo Sigla, por meio da Lei Rouanet de Incentivo a Cultura e ProAC ICMS - Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player