O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cidades Sustentáveis convida pré-candidatos a firmar compromisso com o programa

Na tarde de terça-feira, 12, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal, a advogada Gabriela de Moraes Montagnana (foto) fez uso da Tribuna Livre para explicar um pouco sobre o Programa Cidades Sustentáveis e convidar os pré-candidatos a firmarem seu compromisso com a proposta.

Conforme apontou Gabriela, nesta quinta-feira, 14, às 18h30, na sede da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) local, haverá um evento aberto ao público cujo objetivo é reunir pré-candidatos às Eleições 2016 para que eles assinem uma carta-compromisso com o Programa Cidades Sustentáveis.

A participante explicou que o programa é uma iniciativa lançada no Brasil em 2011, por três organizações da sociedade civil brasileira: a Rede Nossa São Paulo, o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Social Brasileira por Cidades Justas, Democráticas e Sustentáveis. O objetivo do programa é sensibilizar e mobilizar as cidades brasileiras para que se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável, buscando melhorar a qualidade de vida e o bem-estar de toda a sociedade.

De acordo com a advogada, o programa é estruturado em 12 eixos temáticos, incorporando de maneira integrada as dimensões social, ambiental, econômica, política e cultural e oferece aos gestores públicos uma agenda completa de sustentabilidade urbana – a Plataforma Cidades Sustentáveis. A plataforma reúne um conjunto de indicadores associados a esta agenda e um banco de boas práticas, com casos exemplares nacionais e internacionais como referência a serem perseguidas pelos municípios, ressaltando políticas públicas que já apresentam bons resultados em todas as áreas da administração.

O Programa Cidades Sustentáveis conta atualmente com cerca de 300 municípios signatários, entre eles, 22 capitais e o Distrito Federal.

Gabriela enfatizou que praticar o desenvolvimento sustentável já é exigência legal. Assim, os pré-candidatos que aceitarem assinar a carta-compromisso apenas estão concordando em receber apoio do programa para desenvolver ações relacionadas à área. E os que não assinarem, por sua vez, estão rejeitando o apoio.

Estão envolvidos na iniciativa a Comissão do Meio Ambiente da 16ª Subsecção da OAB, o Coletivo Socioambiental de Bragança Paulista e a Associação Bragança Mais.

De acordo com Gabriela, podem assinar o documento pré-candidatos a prefeito e a vereadores, porém, o foco é que os candidatos ao Executivo firmem o compromisso, já que são eles que poderão executar ações que reflitam diretamente no desenvolvimento sustentável.

A Casa do Advogado, onde o evento será realizado, fica na Rua Waldemar Martins Ferreira, 315, no Jardim América.

A vereadora Rita Valle, que apresentou Gabriela na Tribuna, considerou que o Programa Cidades Sustentáveis fornece apoio técnico muito importante aos gestores e reforçou o convite para a participação do evento.

Para quem deseja saber mais sobre a proposta, basta acessar: www.cidadessustentaveis.org.br.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player