O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

PSTU não tem mais diretório na cidade

Nessa semana, o fundador do PSTU (Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado) local, Tales Machado de Carvalho, anunciou sua saída do partido. Ele militava pela sigla há 16 anos.

Conforme contou à reportagem do Jornal Em Dia, nesse sábado, 9, Tales não é o único que está deixando o PSTU. Foram 739 militantes em todo o país que assinaram o manifesto “É preciso arrancar alegria ao futuro”, registrando a desfiliação do partido, após meses de debates internos.

Dentre os dissidentes, está Amanda Gurgel, eleita vereadora em Natal-RN, com mais de 32 mil votos.

O descontentamento do grupo que deixou a sigla, de acordo com Tales, está na atual situação política do país. O comando nacional do PSTU defende posição de abstenção sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já os dissidentes são contra o afastamento de Dilma, defendendo uma luta contra o presidente interino Michel Temer (Fora Temer) e a realização de novas eleições gerais.

Além disso, os mais de 700 ex-filiados do PSTU entendem ser importante uma unificação da sigla com outras de esquerda, como o PSOL (Partido Socialismo e Liberdade), o que o comando nacional não julgava importante.

“O presente manifesto é assinado por algumas centenas de companheiras e companheiros que no passado fizeram uma aposta militante no PSTU. Temos orgulho de ter dedicado o melhor de nossas forças para essa organização, mas hoje vimos a público comunicar que esta experiência chegou ao fim e que decidimos trilhar um novo caminho”, diz trecho do manifesto, que pode ser lido na íntegra em: www.alegriaaofuturo.com.br.

Em Bragança Paulista, Tales era o único filiado que vinha militando organicamente. Agora, o partido não tem mais diretório na cidade.

Para as eleições deste ano, Tales adiantou que pretende apoiar a candidatura de Renan Oliveira, que é pré-candidato a prefeito na cidade.

No próximo dia 23, às 18h, haverá um ato nacional em São Paulo, de lançamento de uma nova organização de frente de esquerda no país, formada a partir dos dissidentes do PSTU. Tales disse que pretende levar uma delegação de Bragança Paulista para o ato, assim, os interessados podem procurá-lo por meio do Facebook.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player