O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Atleta paralímpico Andrey Pereira Garbe é um dos participantes da campanha global contra a Meningite

A GSK, indústria farmacêutica, elegeu 2016 como o ano de combate à meningite e lança uma campanha global com o objetivo de conscientizar sobre a doença, suas causas, consequências e a importância da prevenção. Estima-se que no mundo ocorram 500 mil novos casos da doença meningocócica por ano, sendo 50 mil óbitos.

A campanha conta com a participação da fotógrafa australiana Anne Guedes, embaixadora mundial da causa, que fará um ensaio fotográfico em Nova Iorque com bebês e seis atletas paraolímpicos de diversos países, que superaram a doença, entre eles um brasileiro, durante a semana que inclui o Dia Mundial da Meningite, 24 de abril.

 A fotógrafa veio ao Brasil para lançar a campanha no início de março, durante um encontro com mães blogueiras. O objetivo do evento foi alertar as mães sobre os riscos dessa doença potencialmente letal e as formas de melhor proteger seus filhos, incluindo a vacinação. Também estavam presentes os cinco atletas paraolímpicos brasileiros, que superaram a meningite e hoje defendem o nome do Brasil por meio do esporte.  São eles: Jhulia Karol dos Santos, atletismo; Suélen Marcheski de Oliveira, atletismo; Ivanilde Cândida da Silva, basquete em cadeira de rodas; Andrey Pereira Garbe, natação, e Filippe Santos Silvestre, goalball. 

Andrey Pereira Garbe é nascido em Bragança Paulista e quando tinha apenas um ano e meio de idade teve meningite associada à trombose, que ocasionou na amputação de seu membro inferior direito. Com nove anos foi convidado por um professor da escola a conhecer a natação. Experimentou, gostou e não saiu mais da modalidade. Conquistou a medalha de ouro nos 400m livre e prata nos 100m costas, nos 200m medley e nos 100m borboleta nos Jogos Mundiais da IWAS-2013, na Holanda, e prata nos 100m costas nos Jogos Mundiais da IWAS-2015, na Rússia.

Paralelamente a esta campanha, está sendo lançado o concurso cultural “Meu Futuro Campeão”. A ação está sendo promovida pela GSK, exclusivamente no Brasil, para conscientizar pais e mães sobre a importância da vacinação e da criação de hábitos dirigidos a uma vida saudável. Para participar os pais devem enviar fotos dos filhos praticando esportes e aqueles que fizerem as melhores imagens ganharão uma sessão de fotos com a fotógrafa brasileira, Simone Silvério, e também um Ipad. O cadastramento das fotos deve ser feito até o dia 24 de abril no microssite da campanha: www.casadevacinas.com.br/meufuturocampeao.

A iniciativa global tem parceria com a Confederação das Organizações de Meningite (CoMO), entidade mundial que apoia os interesses das instituições que atuam em prol do controle da doença. Além disso, uma pesquisa global, realizada em cinco países, inclusive no Brasil, vai analisar o conhecimento e hábitos de pais e mães em relação à doença. Os dados serão divulgados no dia 24 de abril.

SOBRE A MENINGITE

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, em 2015 foram notificados mais de 1.132 casos da doença, sendo que as regiões Sudeste e Sul apresentam os maiores números de notificações.

Os sorogrupos B, C, W e Y continuam sendo os principais causadores da doença meningocócica no Brasil. Mas desde 2010 o índice de meningite C diminuiu substancialmente no país, devido à implementação da vacina contra o patógeno MenC no Programa Nacional de Vacinação para crianças menores de dois anos de idade. Sendo assim, a Meningite B, proporcionalmente, tornou-se uma prioridade para crianças menores de cinco anos de idade nos últimos anos.

 A doença meningocócica pode causar sequelas incluindo dano cerebral, perda auditiva e amputações de membros. 

 Mesmo quando a doença é diagnosticada precocemente e o tratamento adequado é iniciado, aproximadamente 23% dos pacientes acometidos vão a óbito no Brasil, geralmente, em 24 a 48 horas após o início dos sintomas.

 

O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player